
O Município de Reguengos de Monsaraz apresentou hoje duas novas medidas de apoio destinadas a jovens e famílias jovens da região, no âmbito da iniciativa “Missão Mais pelos Jovens”. Os novos apoios, denominados Cheque Pediatra e Cheque Cegonha, visam proporcionar um alívio financeiro aos pais e promover a natalidade no concelho.
O Cheque Pediatra, no valor de 150 euros, será concedido sob a forma de reembolso das despesas com consultas e vacinas pediátricas. Já o Cheque Cegonha, no valor de 100 euros, destina-se a reembolsar despesas relacionadas com a compra de bens para bebés no comércio local, como artigos de higiene, fraldas, mobiliário, vestuário e calçado.
Estes apoios estão disponíveis para progenitores com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, ou com média de idades até aos 35 anos, desde que pelo menos um deles resida há pelo menos seis meses no concelho de Reguengos de Monsaraz. Os cheques têm uma validade de 18 meses após o nascimento da criança e têm como objetivo beneficiar diretamente as famílias e os recém-nascidos residentes no concelho.
Com estas medidas, o município pretende não só reduzir os encargos financeiros dos pais com os seus bebés, mas também incentivar o aumento da taxa de natalidade e atrair e fixar jovens no concelho. Os interessados em beneficiar destes apoios já podem efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Presidência ou através do endereço de email juventude@cm-reguengos-monsaraz.pt.
A “Missão Mais pelos Jovens” engloba um conjunto de medidas municipais nas áreas da saúde, social, empreendedorismo e emprego, educação e formação, natalidade e habitação, representando um investimento municipal de cerca de 300 mil euros.