Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Centro de Congressos de Aveiro, instalado na antiga Fábrica Jerónimo Pereira de Campos, acolheu o 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), um evento que reuniu representantes de municípios portugueses dedicados à cerâmica. O Município de Montemor-o-Novo teve uma participação destacada, marcando presença com um stand e uma pequena exposição do trabalho desenvolvido na área cerâmica no concelho.

A delegação de Montemor-o-Novo foi liderada pelo Presidente Olímpio Galvão, acompanhado pelo Vice-Presidente Henrique Lopes, que também desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho Fiscal da AptCVC. Além dos representantes políticos, as técnicas Maria Galego e Hermínia Santos enriqueceram a participação do município com a partilha de conhecimentos e experiências.

O congresso proporcionou um espaço único para a troca de ideias entre as cidades e vilas de cerâmica em Portugal, bem como a interação com representantes das Associações de Cidades Cerâmicas de toda a Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC). Este evento representou uma oportunidade valiosa para debater o cenário cerâmico em Portugal, discutir estratégias de promoção e preservação do património cerâmico, bem como explorar as iniciativas promovidas por cada município para salvaguardar este importante legado cultural.

Simultaneamente ao congresso, teve lugar a 1.ª Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC, na qual Olímpio Galvão representou ativamente Montemor-o-Novo. Durante a assembleia geral do Agrupamento Europeu, realizada na manhã de sexta-feira, dia 19 de janeiro, será eleito o novo Presidente do Agrupamento Europeu.

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) é composta por 29 municípios portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. A AptCVC tem como missões principais a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, intercâmbio de experiências entre os associados, estabelecimento de parcerias, promoção da criação artística e difusão da cerâmica tradicional e contemporânea. A participação ativa do Município de Montemor-o-Novo neste evento reforça o seu compromisso com a preservação e promoção da rica tradição cerâmica da região.