
O Museu da Luz, em Mourão, inaugura no próximo sábado, dia 5 de julho, pelas 11h30, a exposição temporária «Céu e Mar», da autoria do fotógrafo e professor universitário Pedro Ré.
A mostra, composta por 50 imagens, estabelece um paralelismo visual entre dois domínios científicos distintos: a astronomia e a biologia marinha. As fotografias são apresentadas aos pares, com imagens do céu posicionadas na parte superior e imagens do mar na inferior, propondo uma leitura visual centrada na interligação entre os dois universos.
Pedro Ré, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sublinha que «fotografar o céu é uma ambição natural de muitas pessoas», sendo acessível com equipamento básico. Já a fotografia subaquática, embora mais especializada, está atualmente ao alcance de grande parte dos mergulhadores.
A exposição pode ser visitada entre os dias 5 de julho e 28 de setembro de 2025, de terça-feira a domingo. O Museu da Luz é gerido pela EDIA e integra a Rede Portuguesa de Museus.
Pedro Ré possui um doutoramento em Ecologia Animal e desenvolve investigação nas áreas do ictioplâncton e da biologia das pescas. É autor de mais de 150 artigos científicos e 19 livros, além de diversos textos de divulgação sobre biologia marinha e astronomia. Atualmente preside à Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA).