
No próximo dia 19 de maio, o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) vai apresentar, às 18h30, no Palácio Ceia, em Lisboa, o documentário biográfico Mestres e Sons Lusitanos: Marcos Portugal.
A exibição faz parte da série documental “Mestres e Sons Lusitanos”, que aborda os compositores portugueses mais célebres da época de Haydn, Mozart e Beethoven.
Este episódio revela a vida e obra de Marcos Portugal, um compositor lisboeta que se dedicou ao serviço da família real e cuja carreira foi profundamente influenciada pelos grandes acontecimentos históricos de Portugal no início do século XIX, o documentário destaca as suas viagens a Itália, onde se tornou famoso com as suas óperas, e como viveu as invasões espanholas e francesas que marcaram a transição entre os séculos XVIII e XIX.
O filme ainda explora a sua adaptação às exigências de Napoleão e as circunstâncias da sua ida para o Brasil, onde passou os últimos anos da sua vida, vivendo como uma celebridade local.
A iniciativa é o resultado de uma parceria entre o CEG-UAb e a AcademyOn e promete transportar o público para uma viagem no tempo, oferecendo uma visão única sobre a vida e legado de um dos mais importantes compositores portugueses da sua época.
A participação no evento presencial está sujeita a inscrição prévia, que deverá ser realizada por e-mail até às 12h00 do dia 16 de maio.
Esta é uma oportunidade única de conhecer mais profundamente a história da música portuguesa e a figura de Marcos Portugal, num evento cultural que promete ser enriquecedor.