A Câmara Municipal de Mértola expressa a sua satisfação com as recentes declarações da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sobre importantes medidas para o concelho. A ministra anunciou um plano para garantir o abastecimento regular de água potável à freguesia do Espírito Santo e a recuperação das margens do rio Guadiana entre Mértola e Pomarão.

A iniciativa do Governo, solicitada à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visa resolver os problemas crónicos de escassez de água que afetam especialmente as localidades de Espírito Santo e Mesquita, que durante o verão frequentemente dependem de autotanques devido aos grandes défices hídricos. A instalação de uma unidade de captação de água superficial do rio Guadiana junto ao Pomarão pretende reforçar o sistema Odeleite-Beliche no Algarve, garantindo ao mesmo tempo que as necessidades do território de Mértola sejam atendidas de forma justa e equitativa.

Além do abastecimento de água, a reabilitação das margens do Guadiana é crucial para melhorar a navegabilidade do rio, atualmente comprometida pelo assoreamento progressivo. Este problema tem sido exacerbado pelo excesso de sedimentos acumulados desde o encerramento das comportas do Alqueva em 2002, impedindo a regeneração natural do leito do rio.

Estas decisões são resultado direto das diligências desenvolvidas pelo município junto das entidades competentes, destacando-se uma reunião recente entre a Ministra do Ambiente e Energia e o Presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé. Na reunião, discutiram-se os problemas crónicos de escassez de água e o elevado stresse hídrico no concelho.

O município sublinha a importância da articulação com a Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e outras entidades locais para garantir que estas medidas tenham um impacto positivo na vida da população. A Câmara Municipal de Mértola agradece à Ministra Maria da Graça Carvalho e ao Eng. Pimenta Machado da APA pelo compromisso demonstrado e pela rápida ação em prol do bem-estar dos habitantes do concelho, reforçando que o acesso à água potável é um direito fundamental que precisa ser assegurado.