
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) identificou 664 cidadãos timorenses a residir em Portugal, na maioria homens. No mês de julho foram encontrados 76 a dormir na rua em Lisboa.
Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, transmitiu a informação aos deputados dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Desde julho foram encontrados 76 cidadãos timorenses a dormir na rua em Lisboa, sendo depois, constatada a mesma situação em Beja e Serpa, para além de muitos outros a viver em condições precárias e indignas. De acordo com Ana Catarina Mendes foi criada uma equipa interministerial com o propósito de criar um apoio para estas pessoas.
Uma equipa que opera no enquadramento dos cidadãos timorenses em situação mais preocupante. É prioritário a concessão de uma habitação digna, integração no mercado de trabalho, aprendizagem da língua, fiscalização e informação relativa aos direitos.