
A Câmara Municipal do Seixal, em articulação com os parceiros da Rede Social local, promove mais uma edição do Maio Social, entre 5 de maio e 11 de junho. Sob o lema «Cuidar da Ca(u)sa Comum», a iniciativa pretende fomentar a cidadania ativa e a participação da comunidade em torno de temas como os direitos sociais, a sustentabilidade, a igualdade e a inclusão.
Integrado nas comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril de 1974, o programa deste ano apresenta uma diversidade de eventos que cruzam cultura, debate, ação social e participação cívica. O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, sublinha que «o principal objetivo é fomentar dinâmicas de interação, através do debate de ideias e do trabalho colaborativo, dando, em simultâneo, a conhecer as respostas sociais existentes no nosso território».
As atividades planeadas alinham-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, nomeadamente nas áreas da igualdade de género, redução das desigualdades, justiça social e parcerias para o desenvolvimento.
Entre os destaques da programação encontram-se a Feira da Empregabilidade, a homenagem ao projeto de teatro sénior (Des)dramatizar com o hastear da Bandeira de Mérito Social, a Feira da Família, o Mercado Sustentável, a 15.ª edição da mostra gastronómica Ementas Saudáveis com Receitas Antigas, e ainda as comemorações de datas simbólicas como o Dia Municipal da Comunidade Migrante, o Dia Internacional contra a Homofobia e o Dia Municipal da Pessoa Idosa.
O Maio Social 2025 visa, assim, reforçar a coesão social, valorizar as boas práticas locais e promover uma cidadania mais ativa, inclusiva e consciente, em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.