O Comando Territorial de Faro, no âmbito da realização da Supertaça Cândido de Oliveira 2025, que terá lugar no Estádio do Algarve hoje, dia 31 de julho, pelas 20h25, desenvolverá uma operação de segurança e patrulhamento rodoviário intensivo com vista a garantir a ordem e tranquilidade públicas, assegurar a proteção de equipas, árbitros e adeptos, bem como promover a fluidez do tráfego nos acessos ao recinto desportivo. Esta operação visa igualmente contribuir para a prevenção e mitigação da sinistralidade rodoviária, associada à deslocação de adeptos e cidadãos nas imediações.

A operação contará com o empenhamento de cerca de 450 militares do Comando Territorial de Faro, abrangendo diversas valências, designadamente Territorial, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal. Estarão ainda envolvidos militares da Unidade de Intervenção, nas áreas de Ordem Pública, Operações Especiais, binómios de Cinotécnica e inativação de engenhos explosivos, bem como elementos da Unidade Nacional de Trânsito.

O dispositivo atuará de forma preventiva, encontrando-se, contudo, preparado para dar resposta célere e eficaz a quaisquer incidentes que possam comprometer a segurança do evento, garantindo a manutenção da ordem pública e a salvaguarda de pessoas e bens.

Prevê-se um afluxo significativo de espectadores à região do Algarve nos dias que antecedem o evento, sendo expectável um volume elevado de tráfego e circulação de adeptos nas imediações do Estádio do Algarve, sobretudo no próprio dia do jogo, 31 de julho. Neste sentido, a GNR recomenda que todos os adeptos se desloquem para o estádio com a maior antecedência possível, tendo em conta os procedimentos de segurança e controlo de acesso.

À chegada às imediações do Estádio do Algarve, deverão ser rigorosamente respeitadas as indicações relativas às vias de acesso e aos espaços destinados aos adeptos de cada uma das equipas.

Ainda para que estes procedimentos de segurança decorram com celeridade, e para se garantir que todos os adeptos estarão dentro do estádio antes do início do jogo, a GNR relembra alguns conselhos de segurança, nomeadamente:

· A abertura das portas do recinto encontra-se prevista para as 18h45;

· O acesso ao recinto é efetuado com a apresentação de um bilhete físico válido, não existindo bilhetes eletrónicos;

· Será permitida a entrada a menores entre os 3 e os 6 anos, desde que acompanhados de termo de responsabilidade a obter online no site da FPF ou em papel junto dos quiosques de acreditação no estádio;

· Será interdita a entrada no recinto a espetadores com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0.8 g/l;

· É expressamente proibida a entrada no estádio com armas e material pirotécnico;

· Respeitem todas as indicações dadas pelas GNR e pelos assistentes do recinto desportivo;

· De forma a garantir a segurança do evento, o espaço aéreo na área do evento foi interdito.

Encontram-se definidas também algumas interdições de trânsito, no período 23h00-01h00, nomeadamente:

  • Interdição A22 Sentido Portugal – Espanha entre os nós 12 (Km 68.8) e 13 (Km 74);

Alternativa: EN396, EN125 e IC4.

  • Interdição acesso ao IC4 em direção a Faro;

Alternativa: EN125-4 direção Esteval ou EM520-1 direção St.ª Bárbara.

  • Interdição acesso à variante do Troto EN 125;

Alternativa: EN125.

  • Interdição acesso IC4, sentido Faro – Loulé;

Alternativa: EN125.

  • Interdição acesso ao Estádio Algarve pelo IC4;

Alternativa: Acesso através da ligação à “Algar”.