
A estrutura concelhia da Juventude Social Democrata (JSD) de Vila Pouca de Aguiar foi dissolvida na sequência de várias renúncias internas que comprometeram o seu funcionamento estatutário.
A JSD de Vila Pouca de Aguiar enfrenta uma reestruturação forçada após a renúncia dos principais dirigentes concelhios. Gonçalo Gonçalves, presidente da Comissão Política Concelhia, e Ana Diegas, presidente da Mesa do Plenário Concelhio, apresentaram a sua demissão, dando início a uma vaga de saídas que afetou gravemente a estabilidade da estrutura.
Com estas e outras renúncias subsequentes, a Comissão Política Concelhia deixou de reunir o quórum funcional necessário ao exercício das suas competências, tal como previsto nos Estatutos e Regulamentos da JSD. Perante esta situação, foi decretada a dissolução da estrutura concelhia em vigor.
Em comunicado, André Ferreira, que ocupava o cargo de secretário da estrutura, confirmou que a JSD Distrital de Vila Real foi devidamente informada da cessação da atividade e tomou conhecimento da dissolução.
A situação abre agora caminho à eventual reorganização da JSD em Vila Pouca de Aguiar, num momento que será marcado pela necessidade de renovação e reforço da coesão interna entre os jovens sociais-democratas.
Comunicado de André Ferreira
Serve o presente comunicado para informar que, na sequência das renúncias aos cargos devidamente formalizadas por Gonçalo Gonçalves e Ana Diegas, que exerciam, respetivamente, os cargos de Presidente da Comissão Política Concelhia da Juventude Social Democrata de Vila Pouca de Aguiar e de Presidente da Mesa do Plenário Concelhio da mesma estrutura, vieram a verificar-se, entretanto, novas renúncias a cargos internos no seio da referida estrutura, comprometendo o regular funcionamento do órgão e a sua legitimidade estatutária.
Deste modo, e em conformidade com os Estatutos e Regulamentos da Juventude Social Democrata, verifica-se que a Comissão Política Concelhia perdeu o quórum funcional necessário ao regular exercício das suas competências, circunstância que determina a dissolução da estrutura concelhia em vigor.
A JSD Distrital de Vila Real foi devidamente informada da presente situação e tomou conhecimento da cessação da atividade da estrutura concelhia. Nos termos estatutariamente previstos, competirá agora à Distrital desencadear os mecanismos adequados para assegurar a representação e continuidade da atividade política da JSD no concelho de Vila Pouca de Aguiar.