O Papa Francisco nomeou hoje José Miguel Barata Pereira, como novo Bispo da Guarda.

O até agora membro do presbitério do Patriarcado de Lisboa sucede a D. Manuel Felício, que cumpre este sábado 20 anos desde que assumiu funções na Diocese da Guarda.

O novo prelado, de 53 anos, é o atual reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais e vai ser ordenado Bispo na Sé da Guarda, no dia 16 de março.

O novo bispo da Guarda nasceu a 7 de novembro de 1971, em Lisboa, tendo sido ordenado sacerdote a 29 de junho de 1996, no Mosteiro dos Jerónimos. Licenciou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e foi nomeado reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais a 21 de novembro de 2011, após mais de quatro anos como vice-reitor.

Era ainda, desde 2009, o coordenador da Equipa de Seleção e Formação dos Candidatos ao Diaconado Permanente e pertencia ao Cabido da Sé desde 22 de janeiro de 2017. O Bispo eleito foi também responsável pela Pastoral Vocacional no Patriarcado entre 2007 e 2017.

Numa saudação à Diocese da Guarda, D. José Miguel Pereira recordou as suas “raízes familiares no Fundão” e os “importantes momentos” do seu percurso vocacional “vividos nas Penhas Douradas e em Manteigas”, e garantiu querer caminhar “com todos”.

O agora Administrador Apostólico da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, saudou “com grande júbilo” a nomeação do seu sucessor.

“Este é um grande e bom presente de Natal para a nossa Diocese da Guarda. Conheci-o há 22 anos. Era ele então um jovem sacerdote responsável pelo Pré-Seminário no Patriarcado de Lisboa e eu ali Bispo Auxiliar. E desde então que reconheço nele um grande amor à Igreja, a boa relação com todos, a paixão pela promoção das vocações sacerdotais e grande dedicação à Diocese e, em particular, ao Presbitério e seus Sacerdotes. O serviço que durante 13 anos, como Reitor do Seminário dos Olivais, tem prestado ao Patriarcado, juntamente com outras Dioceses, é o grande sinal da sua paixão pela Igreja e da capacidade para servir bem a causa desta nossa querida Diocese da Guarda”, escreveu D. Manuel Felício.

O Patriarca de Lisboa sublinhou que D. José Miguel Pereira é “um pastor tão dedicado, com provas dadas na arte de bem apascentar o povo de Deus”, e garantiu que o novo Bispo da Guarda “será sempre um filho de Lisboa”. “Com ele teremos uma relação assente não só na amizade, mas assente na oração, assente na comunhão profunda”, assegurou D. Rui Valério.