O exército israelita anunciou esta segunda-feira que permitirá aos palestinianos regressarem a pé ao norte da Faixa de Gaza através da estrada Salah al-Din, após a retirada total das suas tropas do corredor Netzarim.

“Após a conclusão dos preparativos do exército, os residentes poderão regressar a pé para norte da Faixa pela estrada Salah al-Din”, que corre paralelamente à fronteira com Israel, declarou Avichay Adraee, porta-voz militar israelita em árabe.

Além disso, os habitantes de Gaza poderão continuar a deslocar-se para o norte pela estrada de Rashid, via costeira que já foi utilizada por mais de 500 mil pessoas desde que Israel iniciou a sua retirada parcial de Netzarim, em 27 de janeiro. Este corredor dividia anteriormente a Faixa de Gaza ao meio.

Os veículos também poderão transitar pelo norte da Faixa de Gaza e regressar pela estrada Salah al-Din, onde deverão passar por scanners de segurança operados por empresas norte-americanas.

“Pedimos-lhes que não cooperem com qualquer grupo terrorista que tente vos utilizar para transportar equipamento de combate ou materiais proibidos”, acrescentou Adraee.

O porta-voz militar alertou ainda os palestinianos para que evitem aproximar-se do corredor de Filadélfia, área fronteiriça entre Gaza e o Egito, que continua sob controlo das tropas israelitas, bem como da passagem de Rafah, integrada nesta linha divisória.