
A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou uma empreitada de reabilitação de duas pontes na Estrada Regional 381 (ER381), no concelho de Redondo, distrito de Évora, num investimento superior a 4,1 milhões de euros, divulgou a empresa.
Em comunicado, a IP indicou que a intervenção visa “o reforço das condições estruturais e a reabilitação geral” da ponte da Sapatoa, na Barragem da Vigia, ao quilómetro 36,1, e da ponte sobre a Ribeira do Vale das Moitas, ao quilómetro 37,3.
As pontes de Sapatoa e de Vale das Moitas estão localizadas sobre a albufeira da Barragem da Vigia e são pontes em pórtico múltiplo com, respetivamente, 230 metros e 114,4 metros de comprimento total, indicou a empresa no comunicado.
No âmbito da empreitada a desenvolver, serão realizados vários trabalhos, em ambas as pontes, como o “reforço dos pilares com o seu encamisamento em betão armado”, adiantou a IP.
A reparação de fissuras e do betão degradado, substituição de juntas de dilatação e reabilitação de aparelhos de apoio, impermeabilização de tabuleiros e execução de nova pavimentação e instalação das guardas de segurança nos tabuleiros são outros trabalhos a desenvolver.
“A concretização destas intervenções que agora têm início irá garantir o reforço das condições de circulação, conforto e segurança rodoviária para os utilizadores da ER381”, acrescentou a empresa.
Segundo a IP, este é um “investimento no reforço das condições de circulação e segurança da rede viária do distrito de Évora”.
Está é uma obra promovida no âmbito da estratégia da IP de “investimento continuo na melhoria dos níveis de qualidade, disponibilidade, fiabilidade e segurança da Rede Rodoviária Nacional, ao serviço da mobilidade das populações”, adiantou o comunicado.