
A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) será o palco da apresentação pública da investigação realizada por Mariana Carvalho, intitulada ‘Desenhar a ruína: registo, interpretação e comunicação’. O evento, que incluirá a exibição de uma maquete da obra, terá lugar na Galeria de Exposições da Casa de Burgos no próximo dia 17 de novembro, pelas 17 horas.
Este trabalho é o resultado da tese de doutoramento de Mariana Carvalho, que foi aprovada com distinção e premiada na 8.ª edição do Prémio Eduardo da Cunha Serrão, na categoria de doutoramento.
A investigação para esta obra foi em grande parte conduzida no arquivo da Direção Regional de Cultura do Alentejo, destacando a colaboração e importância desta instituição no desenvolvimento da pesquisa.
Mariana Carvalho, arquiteta e licenciada em Artes Plásticas – Pintura, mestre em Arquitetura, e pós-graduada no Curso de Estudos Avançados em Património Arquitetónico, refletiu sobre o desenho da ruína como método e instrumento da cidade romana no âmbito do seu doutoramento. Este estudo, agora pronto para ser apresentado ao público, está em fase de preparação para edição pela Dafne Editora.
O evento representa não só a conclusão bem-sucedida de uma investigação de grande relevância, mas também destaca a importância da colaboração entre instituições culturais e a academia. A DRCAlentejo, ao acolher esta apresentação, reforça o seu compromisso em promover e apoiar iniciativas que contribuam para o enriquecimento do conhecimento e preservação do património cultural na região.