O distrito de Beja registou um aumento de 12% nas transações físicas durante a semana da Páscoa, em comparação com a semana anterior. Os dados são da SIBS Analytics e refletem uma tendência crescente de preferência por destinos do interior, em detrimento dos centros urbanos como Lisboa e Porto, que registaram variações negativas de 6% e 3%, respetivamente.

Entre os dias 14 e 20 de abril, o volume de compras e levantamentos no território nacional aumentou 5% face ao período homólogo de 2024. O valor gasto por turistas estrangeiros subiu 22%, ainda que o valor médio das operações tenha diminuído três euros, fixando-se nos 39 euros. O total de transações cresceu 30%.

Segundo a SIBS, este movimento reflete uma maior procura por regiões fora dos grandes centros urbanos. Além de Beja, também os distritos da Guarda (+16%), Bragança (+12%), Castelo Branco (+11%) e Viseu (+10%) registaram aumentos significativos.

Espanhóis, britânicos, franceses, americanos e brasileiros foram os principais responsáveis pelo consumo turístico em Portugal neste período. Os turistas oriundos de Espanha representaram 18% das transações realizadas por estrangeiros, seguidos dos do Reino Unido (14%), França (12%), Estados Unidos (7%) e Brasil (5%).

A análise da SIBS refere ainda que o setor da restauração observou um aumento de 5% no número de transações e de 10% no valor gasto no domingo de Páscoa, com o consumo médio a fixar-se nos 31 euros.