
Decorreu na manhã de ontem, 1 de novembro, a inauguração da exposição “Duarte Darmas – Do Cálamo ao Drone,” da responsabilidade de Santiago Macias, diretor do Panteão Nacional, num projeto cofinanciado pela Câmara Municipal de Mourão.
Duarte Darmas, um escudeiro da Casa Real, prestou serviço ao Rei D. Manuel I, desempenhando um papel crucial como desenhador. Ficou célebre o seu levantamento das fortificações raianas, encomendado pelo Rei, com um claro objetivo de afirmação política.
Este projeto tem como principal objetivo tornar inteligível uma realidade retratada no século XVI e revisitada nos tempos modernos com o apoio das novas tecnologias. Das fortificações cujo levantamento foi registado, 20 encontram-se na fronteira do Alentejo, incluindo Alandroal, Alpalhão, Arronches, Assumar, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Juromenha, Mértola, Monforte, Monsaraz, Montalvão, Moura, Mourão, Nisa, Noudar, Olivença, Ouguela, Serpa e Terena.
A exposição estará patente ao público até ao dia 3 de dezembro na Galeria Municipal de Mourão. Este evento oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história e nos feitos de Duarte Darmas, bem como na representação visual das fortificações que desempenharam um papel fundamental na história da região.
Esta é uma oportunidade imperdível para explorar a história e a arte em harmonia, e a Câmara Municipal de Mourão convida todos a visitar a exposição e a apreciar a riqueza do passado que Duarte Darmas tão diligentemente preservou e enriqueceu.