A igreja de Santa Maria de Nine, em Vila Nova de Famalicão, reabriu portas este domingo, 4 de maio, depois de concluídas as obras de restauro e de requalificação que transformaram todo o seu interior.

A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, tendo contado ainda com a presença do autarca famalicense Mário Passos.

 

A intervenção, que preservou a identidade patrimonial da Igreja, implicou a construção de um novo altar, a restituição da pia batismal, a reparação do telhado, a eliminação de infiltrações, a conservação e restauro do retábulo-mor e da nave da Igreja.

Em virtude da intervenção, a igreja esteve encerrada ao longo dos últimos sete meses, e o momento de reabertura foi celebrado por toda a comunidade ninense.

“É um momento de júbilo ver toda esta assembleia, que se reuniu para celebrar a fé”, disse D. José Cordeiro.

O Presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, enalteceu o envolvimento da comunidade na concretização deste projeto. “A união, dedicação e resiliência de todos garantiram a realização deste projeto, que enobrece a comunidade ninense”, disse a propósito o autarca.

Refira-se que as obras de requalificação foram promovidas pela Fábrica da Igreja Paroquial de Nine. As obras representam um investimento global de 300 mil euros, tendo contado com um apoio do Município de Famalicão de 50 mil euros.