
A Câmara Municipal de Rio Maior distinguiu na quarta-feira 19 representantes olímpicos e paralímpicos do concelho, com a inauguração do “passeio das estrelas” junto ao Complexo Desportivo de Rio Maior, que espera que sirva de “inspiração”.
“Trata-se de um espaço para homenagear os riomaiorenses, e também atletas dos clubes de Rio Maior, que tiveram uma prestação relevante no mundo desportivo, nomeadamente Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. O objetivo é perpetuar os feitos dos atletas que engrandecem a marca de Rio Maior, mas também inspirar os mais jovens para que consigam conquistas idênticas”, salientou o vereador com o pelouro do Desporto, Miguel Santos, em declarações à agência Lusa.
Entre os homenageados com um “totem”, nas imediações do Estádio Municipal, que pela terceira época seguida vai acolher os jogos do Casa Pia na I Liga, estão os marchadores Susana Feitor, João Vieira, Inês Henriques, Vera Santos, Sérgio Vieira, Miguel Carvalho e Pedro Isidro.
No “passeio das estrelas” figuram também os nadadores Pedro Oliveira e Tiago Campos, o saltador Carlos Calado, por ter representado um clube riomaiorense, a judoca Yahima Ramirez e o triatletas Duarte Marques e Alexandre Montez.
Maria Inácio, no atletismo, e Ivo Ferreira, na marcha, foram reconhecidos no desporto paralímpico, tendo sido também exaltados os treinadores Jorge Miguel e Egídio Bernardes, ambos pelo percurso no atletismo, Nuno Ricardo, na natação, e Rui Picoto, no judo.
“Queremos que o espaço, no coração do complexo desportivo, seja uma inspiração para os mais jovens, mas também para a população em geral. Para que se pratique desporto de forma informal, mas também profissionalmente”, sublinhou Miguel Santos, reiterando a “justiça” da homenagem para quem “faz de Rio Maior a cidade do desporto”.
E, nesse sentido, o autarca daquele município do distrito de Santarém admitiu que o espaço está já pensado para que os reconhecimentos sejam alargados.
“O objetivo é que possamos colocar mais homenagens a mais atletas, que é para nós um orgulho imenso”, referiu.
Além das 19 personalidades elencadas, nas imediações do complexo desportivo está também patente um “totem” que faz menção a 45 atletas que competiram em provas internacionais.
Durante a cerimónia foi descerrada simbolicamente a placa inicial do “passeio das estrelas”, numa iniciativa também marcada pela assinatura do acordo de curador da Fundação do Desporto, cujo Conselho de Administração é presidido pela riomaiorense Susana Feitor.
A parceria permite à autarquia participar ativamente em decisões da Fundação e estreita a colaboração entre as duas entidades.