Um homem de 25 anos foi detido no dia 2 de maio pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da Guarda Nacional Republicana, por suspeitas de violência doméstica. A detenção, realizada no concelho de Salvaterra de Magos, ocorreu no âmbito de uma investigação que decorria em Ourém, onde os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência psicológica, física e social contra a sua ex-companheira, de 37 anos.

O indivíduo foi presente ao Tribunal Judicial de Torres Novas, que lhe aplicou várias medidas de coação, nomeadamente a proibição de contactar com a vítima, direta ou indiretamente, e por qualquer meio, bem como a proibição de se aproximar da residência, do local de trabalho e de outros locais frequentados por ela, num raio de 500 metros, sendo esta medida controlada por pulseira eletrónica. Foi ainda proibido de contactar os familiares da vítima e de adquirir ou possuir armas brancas ou de fogo, devendo entregar imediatamente quaisquer armas que ainda possua.

A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e que a denúncia é uma responsabilidade coletiva. Os cidadãos podem apresentar queixa no Portal da Queixa Eletrónica, através do número 112, no posto da GNR mais próximo, na aplicação MAI112 destinada a cidadãos surdos, ou através da plataforma SMS Segurança. A Guarda realiza regularmente campanhas de sensibilização sobre este crime e mantém o compromisso de prevenção e apoio às vítimas.