
Oito pessoas e um cão foram resgatados na tarde de sábado, dia 3 de maio, após caírem acidentalmente numa linha de água no trilho 14 da Serra da Estrela.
O alerta foi dado às 17h06 ao Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O grupo encontrava-se impossibilitado de sair do local pelos próprios meios, tendo sido necessária a intervenção de equipas especializadas, a operação de resgate decorreu com sucesso, sem necessidade de cuidados médicos para os envolvidos.
Segundo a Proteção Civil, a zona onde o grupo caiu era escarpada e escorregadia, o que agravava os riscos, devido a rápida resposta dos operacionais foi essencial para evitar consequências mais graves.
Participaram na operação a Força Especial de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários da Covilhã, Manteigas e São Romão, e o Grupo de Montanha da GNR-UEPS.
No total, estiveram envolvidos 13 operacionais e cinco viaturas.
A ANEPC aproveitou para reforçar o apelo à segurança em atividades de montanha, lembrando a importância de seguir as orientações oficiais e verificar previamente as condições dos trilhos, especialmente em zonas de maior risco natural.