
Três migrantes em situação de risco foram resgatados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no Mar Egeu, no dia 10 de maio, durante uma operação de patrulhamento marítimo inserida na missão “Joint Operation Greece 2025”, coordenada pela Frontex – Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira.
A intervenção foi levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, por volta das 12h24, quando a embarcação de patrulha costeira “Draco” detetou três homens, com idades entre os 18 e os 30 anos, isolados num pequeno ilhéu a este da ilha grega de Agathonisi.
Os migrantes foram resgatados em segurança e sujeitos a uma avaliação do estado de saúde, seguindo depois para a ilha de Samos, onde ficaram sob a responsabilidade das autoridades locais.
Esta ação insere-se no âmbito da missão da GNR de vigilância das fronteiras externas da União Europeia, reforçando o compromisso com a cooperação internacional e a proteção de vidas humanas no mar. A GNR sublinha que continuará empenhada na segurança marítima, no controlo dos fluxos migratórios e no combate à criminalidade transfronteiriça.




