A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos, nos concelhos de Aljustrel e Almodôvar, no distrito de Beja, por suspeitas de envolvimento em tráfico de droga. Dois dos suspeitos foram colocados em prisão preventiva, após a sua detenção no âmbito de uma operação conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Almodôvar, nos dias 7 e 8 de novembro.

Segundo um comunicado emitido pelo Comando Territorial de Beja da GNR, a investigação por tráfico de droga revelou que os suspeitos estariam envolvidos na aquisição e venda direta de substâncias ilícitas nos concelhos de Castro Verde, Almodôvar e Mértola, todos situados na mesma região.

As ações policiais resultaram na apreensão de 541 doses de heroína, um telemóvel, um computador portátil e um veículo, na segunda-feira, quando a GNR intercetou um homem e uma mulher no concelho de Aljustrel. Após uma busca ao veículo em que seguiam, as autoridades encontraram droga, levando à detenção imediata dos suspeitos.

A investigação prosseguiu no dia seguinte, quando a GNR cumpriu três mandados de detenção e um mandado de busca domiciliária no concelho de Almodôvar. Nesta fase da operação, foram detidos os restantes três homens e apreendidas 14 doses de heroína, 3,6 doses de haxixe, 73 gramas de produto de corte, dois computadores portáteis, duas réplicas de armas de fogo, quatro telemóveis e dois ‘tablets’.

Os suspeitos foram presentes ao tribunal na Instância Local de Almodôvar. Um dos homens e a mulher ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva, enquanto os restantes foram sujeitos à medida de coação de apresentações semanais no posto policial da área de residência.