
O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida abriu as candidaturas para a 6.ª edição do concurso CIS EMPREENDE – Concurso para Novas Soluções Sociais, iniciativa que visa distinguir e apoiar projectos de inovação social com impacto positivo nas comunidades.
Dirigido a maiores de 18 anos, individualmente ou em equipas até três elementos, bem como a entidades colectivas das regiões do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura Espanhola, o concurso pretende fomentar soluções inovadoras e sustentáveis, alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O calendário da presente edição define o período de inscrições e submissão de candidaturas entre 29 de maio e 30 de setembro. Entre 1 e 10 de outubro decorre a fase de avaliação e selecção dos 16 semifinalistas. A semifinal está agendada para 23 de outubro, seguindo-se uma Impact MasterClass, entre 27 de outubro e 7 de novembro, destinada aos oito projectos seleccionados. A final realiza-se a 14 de novembro. Os quatro projectos vencedores participarão ainda num Programa Social Business Lab – Programa de Pré-Aceleração, entre 17 e 28 de novembro.
Os vencedores terão direito à incubação no Centro de Inovação Social durante seis meses e à realização de uma visita de boas práticas a instituições de empreendedorismo na Extremadura Espanhola.
Na edição anterior, foram distinguidos projectos como o «Actif Throughout Life», uma plataforma digital orientada para a promoção da saúde física e mental de pessoas mais velhas; o «Canbe», que actua no empoderamento de raparigas jovens; e o «Mercado d’Arte», que visa criar um mercado digital para artistas locais.