
Após um período de tempo ameno e solarengo, parece que o inverno está prestes a fazer uma breve reaparição em Portugal. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a próxima semana, a chegada de superfícies frontais frias trará consigo temperaturas mais baixas e precipitação, especialmente durante os primeiros dias da semana.
De acordo com o comunicado divulgado pelo IPMA nesta sexta-feira, a passagem das superfícies frontais frias influenciará o estado do tempo em Portugal Continental até, pelo menos, quarta-feira, dia 20 de março. A região Norte e Centro deverá receber precipitação fraca, enquanto o Sul poderá ser menos afetado devido à influência de uma crista anticiclónica.
No entanto, a incerteza prevalece para o período após o dia 21, com os modelos meteorológicos apresentando uma variação considerável nas previsões.
Quanto ao vento, espera-se que seja fraco a moderado, com predominância de norte/noroeste, com exceções de rajadas mais fortes no litoral oeste e nas terras altas durante o dia 20. A partir de quarta-feira, o vento deverá soprar predominantemente de norte/nordeste.
No que diz respeito às temperaturas, espera-se uma descida gradual entre os dias 18 e 20 de março, com mínimas entre 7 e 11°C e máximas entre 12 e 22°C no dia 20.
Nas regiões insulares, a Madeira deverá enfrentar condições semelhantes, com chuva prevista a partir de quarta-feira e temperaturas a rondar entre os 3 e os 7°C nas mínimas e entre os 10 e 15°C nas máximas. Nos Açores, a chuva deverá ocorrer entre segunda-feira e terça-feira, com temperaturas mínimas entre os 13 e os 16°C e máximas entre os 17 e os 19°C.
Assim, parece que o sol terá uma pausa temporária, dando lugar a um regresso do frio e da chuva durante a próxima semana.