
O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo regressa entre 18 e 26 de julho para celebrar a sua 25.ª edição, com um cartaz que reúne 49 concertos de artistas oriundos de 34 países e quatro continentes. O festival arranca em Porto Covo e prossegue em Sines, oferecendo uma programação diversa que vai além da música.
Youssou N’Dour, Julieta Venegas, Rokia Traoré, 47Soul, Orchestra Baobab e The Mystery of the Bulgarian Voices são algumas das estrelas internacionais confirmadas. A música lusófona está representada por nomes como Bonga, Nação Zumbi, Lena d’Água, Capicua e Bia Ferreira. Um concerto de tributo a Max Romeo homenageará o artista jamaicano, falecido em abril.
A diversidade geográfica inclui estreias de países como Bolívia, Gabão, Guatemala, Jordânia, Indonésia (Java) e Somalilândia. Entre os estreantes e os regressos, o FMM continua a ser uma plataforma de cruzamento cultural.
Para além da música, o festival promove exposições, oficinas, contadores de histórias, debates, gastronomia e atividades científicas. Este ano, destaque para a exposição “Balumuka!” sobre culturas contemporâneas de Angola, e para o projeto de narração oral “Contos de Tantos Mundos”.
O programa familiar inclui oficinas de música, espetáculos para bebés, visitas guiadas ao bastidor do festival e atividades científicas com o mar de Sines como pano de fundo. A Feira do Disco, do Livro e do Cartaz regressa, assim como as apresentações literárias, incluindo a obra comemorativa dos 25 anos do FMM.
Com mais de 60% dos concertos de entrada livre, o FMM mantém o compromisso com a democratização da cultura, apostando na diversidade e inclusão como pilares do seu sucesso.