
Durante muito tempo a escolha do prato do Fim de Semana Gastronómico de Esposende sempre era a lampreia, o que está cada vez mais difícil de se adquirir devido à escassez da espécie, sendo assim mais caro.
Atendendo à escassez, e ao preço elevado e dando prioridade à preservação e defesa da espécie, após consultar com os responsáveis pelas unidades de restauração, decidiu-se destacar o robalo, sendo um pescado sazonal e abundante especialmente nesta época do ano.

Para completar a ementa deste Fim de Semana Gastronómico, os 31 restaurantes aderentes sugerem como acompanhamento os vinhos verdes dos produtores locais e, como sobremesa, as típicas clarinhas de Fão.
Além da gastronomia, existem outros motivos para visitar a Esposende neste fim de semana, nomeadamente no plano cultural. No sábado, às 21h30, na Igreja Paroquial de Rio Tinto, terá lugar o Concerto “Falando de Música-Sinfonietta de Braga convida Carlos Leite”, e, no domingo, o Coro da Iniciação Musical da Escola de Música de Esposende apresenta o Concerto “Crescer a Cantar”, em sessões às 10h30 e 12h00, no Auditório Municipal de Esposende.

A campanha “Esposende, o robalo está aqui” mantém-se ao longo de todo o mês de abril, de um sabor e frescura inigualáveis, confecionado de diversas formas, o robalo continua a fazer as delícias de quem visita à restauração de Esposende.

Esta é uma “expedição” absolutamente irresistível, que poderá ser experienciada nos restaurantes em qualquer um dos 31 restaurantes que participaram da quinta edição deste evento, que se enquadra na promoção do Município, com vista ao reforço da sua atratividade como território de excelente gastronomia marítima.

Para mais informações visite o site: https://orobalo.visitesposende.com/2024/