
A Festa do Cinema Italiano regressa a Almada entre 6 e 10 de maio, com cinco dias de projeções cinematográficas que celebram o melhor da sétima arte produzida em Itália. O evento decorre no Auditório Fernando Lopes Graça, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, e insere-se na 18.ª edição desta mostra que percorre várias cidades portuguesas.
A abrir o programa, a 6 de maio, estará “O Lugar do Trabalho”, estreia na realização do ator Michele Riondino, que mergulha nas duras condições laborais da empresa siderúrgica ILVA, em Taranto, a terra natal do realizador. O filme, de forte pendor social, assinala simbolicamente a ligação ao 1.º de Maio, Dia do Trabalhador.
No dia seguinte, 7 de maio, será exibido “Confidência”, de Daniele Luchetti, uma obra intensa que aborda a culpa, a memória e as relações humanas num contexto de introspeção emocional. A 8 de maio, a atenção volta-se para o documentário “Food For Profit”, de Giulia Innocenzi, que denuncia os bastidores e os interesses da pecuária intensiva na Europa.
A 9 de maio, a política italiana sobe ao ecrã com “A Grande Ambição”, de Andrea Segre, que retrata a figura de Enrico Berlinguer, secretário do Partido Comunista Italiano, na sua tentativa de mediar forças opostas dentro da política parlamentar. Nesse mesmo dia, realiza-se ainda uma sessão escolar do premiado filme de animação “Interdito a Cães”, vencedor do Prémio do Júri em Annecy.
O encerramento da programação, no dia 10 de maio, cabe a “Diva Futura”, de Giulia Steigerwalt, que revisita o universo das estrelas porno italianas dos anos 80, como Cicciolina e Moana, explorando as mudanças sociais e culturais em torno da liberdade sexual feminina em Itália.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso e pela Risi Film, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. A programação completa está disponível online.