A vila de Fermentelos, no concelho de Águeda, volta a celebrar as festividades em honra de Santo António entre os dias 12 e 15 de junho de 2025, com um programa completo que alia a componente religiosa à animação popular, com entrada gratuita e atividades pensadas para todas as idades.

As celebrações têm início na tarde de quinta-feira, 12 de junho, com a abertura do barril marcada para as 17h00, seguindo-se a partir das 20h00 a primeira noite de animação de arraial, dando o arranque ao ambiente festivo que marcará todo o fim de semana.

O dia 13 de junho, feriado municipal e data litúrgica de Santo António, inicia-se com a tradicional sardinhada, às 19h00, um dos momentos mais aguardados das festividades. Pelas 20h00, sobem ao palco as marchas populares, com atuações da Marcha d’Alegria e da Marcha de Óis da Ribeira, proporcionando momentos de cor e tradição. Às 22h00, a noite culmina com o espetáculo musical “Doce Tributo”, que prestará homenagem ao icónico grupo feminino português, encerrando com animação popular a partir da meia-noite.

No sábado, 14 de junho, a programação começa logo pela manhã com uma mega arruada pelas ruas da vila, às 10h00, que prossegue durante a tarde. Às 16h30, decorre a Missa em honra de Santo António, na Capela de Nossa Senhora da Saúde, momento de especial importância para a componente religiosa da festividade. A partir das 18h00, regressa a animação de arraial, antecedendo os espetáculos da noite. Às 21h00, atua o grupo “Não Há 2 Sem 3”, seguido de um espetáculo piromusical às 22h00. A encerrar o dia, pelas 23h00, terá lugar o concerto da banda “Smells Like 90’s”, que promete trazer à memória os grandes êxitos da década de 1990.

O último dia das festas, domingo, 15 de junho, inicia-se cedo com a alvorada com salva de 21 tiros às 08h00 e, meia hora depois, com a entrada das bandas filarmónicas: a Banda Nova de Fermentelos e a Banda Castanheirense. Às 09h45, realiza-se a missa campal no Parque das Tílias, seguindo-se, às 11h00, a majestosa procissão, ponto alto da devoção popular em honra de Santo António. Durante a tarde, pelas 15h00, as bandas filarmónicas voltam a atuar em concerto, antecipando o tradicional leilão de bens e peças de porco, às 17h30. Segue-se a entrega da próxima comissão de festas, pelas 19h00, e à noite, às 21h00, tem lugar o último concerto filarmónico. A despedida acontece pelas 23h30, com a saída das bandas, encerrando oficialmente mais uma edição das festividades antoninas.

O recinto contará ao longo dos quatro dias com quermesse, insufláveis, bares e espaços de animação, proporcionando um ambiente de convívio familiar e comunitário. A organização do evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Águeda e da União de Freguesias de Fermentelos.

As Festas de Santo António em Fermentelos assumem-se como um momento marcante na vivência cultural e religiosa da vila, reforçando os laços da comunidade e mantendo viva uma tradição profundamente enraizada na identidade local.