
A Biblioteca e Arquivo do município de Grândola traz novamente à comunidade a tão aguardada 36.ª edição da Feira do Livro, marcando o início de um evento cultural de relevo na região. A abertura ao público está marcada para esta sexta-feira, dia 24 de novembro, às 18h00.
Este evento literário, que se prolongará até 10 de dezembro, constitui um verdadeiro convite ao universo da leitura, com centenas de livros apresentados por várias dezenas de editoras. Na sala polivalente, estarão em destaque obras para jovens e adultos, enquanto na sala de exposições, o foco estará nos livros dedicados à infância.
A inauguração da Feira do Livro será precedida pela apresentação da escultura «O Poeta Fernando Pessoa», localizada no jardim Dr. Júlio do Rosário Costa. Esta peça escultórica, da autoria de Jorge Pé-Curto, em mármore cinzento de Estremoz, presta homenagem à emblemática figura de Fernando Pessoa. A representação icónica do poeta, multiplicada a partir do seu interior, faz alusão aos seus heterónimos e à sua complexa personalidade.
Jorge Pé-Curto, natural de Moura, é reconhecido pelas suas contribuições na cerâmica, pintura, cartaz e gravura, mas foi na escultura, principalmente em pedra, que focalizou o seu talento. Com trabalhos expostos em várias regiões do país, o artista tem participado em exposições em galerias, instituições e espaços ao ar livre.
Para além da diversidade literária, a Feira do Livro traz consigo um vasto programa cultural que se estenderá por diversos espaços culturais de Grândola e das freguesias do concelho. Destacam-se atividades como o espetáculo «Reinventar, por Diogo Piçarra – Diogo Piçarra em Pessoa» e o ciclo de cinema documental «Centenários», com exibições dedicadas a grandes figuras da cultura portuguesa.
O programa da Feira do Livro abraça também o entretenimento para os mais novos, com atividades do Centro Ciência Viva do Lousal, sessões de apresentação de livros pelos próprios autores e momentos de teatro e leitura para bebés e crianças. Destaque ainda para o espetáculo de teatro e promoção da leitura «A Minha Solidão Devia ter Asas», produção da Andante Associação Artística com a interpretação de Cristina Paiva.
O convite está lançado: visitar a Feira do Livro é descobrir um mundo de letras, cultura e arte. Aproveite para explorar o edifício da Biblioteca e Arquivo do município, uma obra de arquitetura premiada a nível nacional e internacional.
A entrada é gratuita e o horário da Feira do Livro é:
- Segunda a sexta-feira: 09h30 – 20h00
- Sábados, domingos e feriados: 10h00 – 20h00
Venha viver a magia das letras e das artes na Feira do Livro de Grândola!