O CeNTI está a aproveitar o Pacto de Inovação para transformar o setor da Indústria Têxtil e Vestuário. O projeto, que termina em dezembro, espera criar 26 soluções e tecnologias digitais, a maior parte delas desenvolvidas no CeNTI.

O objetivo é tornar o setor têxtil mais digital, sustentável e competitiva, através de soluções inovadoras, com tecnologia e conhecimento português. Para que o setor ITV se torne mais resiliente e atrativo nos mercados globais, e assim impulsionar o volume de exportações e captar profissionais com competências digitais.

Um dos exemplos destas soluções tecnológicas é um cobertor de aquecimento para idosos e acamados que incorpora diferentes sistemas eletrónicos para garantir mais conforto, segurança e eficiência energética. Há mais: um catálogo dinâmico para apresentação de amostras têxteis para os automóveis do futuro que, assente em ambientes 3D e realidade aumentada, para uma experiência imersiva e personalizada por parte do comprador; ou robes com aquecimento inteligente, equipamentos de proteção individual para trabalhadores dos setores das telecomunicações e da energia, soluções robóticas para automatização de operações de costura, etc.

O Pacto de Inovação (TEXP@CT) envolve 40 entidades nacionais, ligadas ao setor têxtil e vestuário, tecnologias de informação e comunicação, além de um investimento global de 45,8 milhões de euros, financiado pelo Plano Europeu de Recuperação e Resiliência (PRR).