Famalicão vai ter um novo serviço de recolha de lixo e limpeza urbana, graças a um contrato no valor de 36,3 milhões de euros assinado pela Câmara Municipal. O acordo foi celebrado a 17 de julho e publicado esta semana no portal BaseGov, com uma duração de cerca de 10 anos.

O serviço será feito por um consórcio de três empresas: uma espanhola (FCC Medio Ambiente SA) e duas portuguesas (RRI – Serviços Ambientais SA e FCC Meio Ambiente SA), escolhidas através de concurso público.

O contrato inclui várias tarefas, como a varredura mecânica de ruas e passeios em Famalicão, Joane, Ribeirão e Riba d’Ave, bem como a recolha porta a porta do lixo indiferenciado e dos biorresíduos, especialmente em zonas urbanas, industriais e cemitérios.

Também está prevista a recolha de resíduos volumosos, como móveis ou eletrodomésticos, com resposta garantida em até 48 horas. Os contentores vão ser lavados todos os meses e serão colocados 500 novos recipientes em diferentes pontos do concelho.

Além disso, haverá fiscalização para detetar irregularidades e aplicar coimas. As empresas devem ainda seguir regras apertadas de segurança, usar equipamentos de proteção e respeitar o ambiente, com medidas de controlo de ruído e emissões. O destino final do lixo será o centro de tratamento de Riba de Ave ou outro equivalente, até 50 km da sede municipal.