
O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Évora, em colaboração com o Posto Territorial de Évora, realizou no dia 31 de março uma ação de recuperação de duas crias de raposa (Vulpes vulpes) na localidade e freguesia de Nossa Senhora de Machede, no concelho de Évora.
Esta intervenção surgiu na sequência de um alerta feito por um cidadão que encontrou as duas raposas em estado debilitado. Os militares da Guarda Nacional Republicana prontamente recolheram os espécimes e procederam ao seu transporte e entrega no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Évora. Lá, as crias serão monitorizadas quanto ao seu estado de saúde, receberão os cuidados necessários para a recuperação e, posteriormente, serão libertadas no seu habitat natural.
A GNR, através do SEPNA, mantém uma preocupação constante com a proteção dos animais e está disponível para receber denúncias de infrações ou esclarecer dúvidas através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona permanentemente.