O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), em Évora, vai promover duas iniciativas culturais nos dias 3 e 4 de maio, integradas nos ciclos «Ver o Museu» e na celebração do Dia Internacional da Dança.

No sábado, dia 3 de maio, às 11h00, terá lugar uma visita orientada sob o tema «Francisco Henriques – um pintor em Évora no séc. XVI», conduzida por Rute Carapinha, assistente técnica do MNFMC. A visita incide sobre o conjunto de pinturas de Francisco Henriques conservadas na pinacoteca do Museu, originalmente encomendadas para as capelas laterais da Igreja de São Francisco, em Évora. O percurso inclui o enquadramento histórico, estético e biográfico do pintor no contexto nacional.

No domingo, 4 de maio, às 15h00, será exibido o documentário Benvindo… a Vida, uma produção de 2024 com 90 minutos de duração, centrada na vida do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca. A sessão contará com a presença do protagonista, bem como do realizador Felipe Cantieri, que participarão num debate com o público.

Benvindo Fonseca nasceu em Moçambique em 1964. Estudou no Conservatório Nacional de Lisboa e foi primeiro bailarino do Ballet Gulbenkian. A sua carreira foi marcada por uma grave lesão, tendo ultrapassado problemas associados à dependência de substâncias. Através do apoio familiar e da dedicação à dança, reconstruiu o percurso artístico e é atualmente uma referência internacional na área.

As atividades são abertas ao público e decorrem nas instalações do MNFMC, em Évora.