As Aldeias de Montanha, no Centro de Portugal, estão a fervilhar com uma energia inovadora e um propósito social. Até 22 de julho, um grupo de estudantes da University of North Florida (UNF), nos Estados Unidos, encontra-se imerso na cultura local com o intuito de desenvolverem soluções de design com impacto social direto nas comunidades.

No âmbito do programa The Design for Social Impact, estes jovens talentos estão a colaborar estritamente com a Rede de Aldeias de Montanha, com foco único na criação de projetos de comunicação que respondam aos desafios reais da região. Esta iniciativa visa não só enriquecer a experiência académica dos alunos, mas também oferecer um contributo valioso para a dinamização das Aldeias de Montanha.

A agenda dos estudantes tem sido rica em experiências que os conectam de forma profunda com o território e a sua gentes:

  • Aldeia de Videmonte: Tiveram a oportunidade de visitar a aldeia, onde colocaram as “mãos na massa” para fazer o tradicional pão de centeio local e partilharam um almoço convívio com os idosos do Lar da aldeia
  • Covilhã – Cidade Criativa do Design UNESCO: Exploraram a dinâmica urbana e académica da Covilhã, visitando a Universidade e contactando com o espírito de uma cidade reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa do Design.
  • Cortes do Meio: Para uma imersão na natureza serrana, desfrutaram das piscinas naturais da Aldeia.

Esta semana promete mais momentos de partilha e trabalho colaborativo:

  • 18 de julho – Alvoco das Várzeas: Os estudantes terão mais uma experiência de aldeia, desta vez em Alvoco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, onde participarão numa tradicional sardinhada com os idosos do Centro de Recreio e Convívio de Alvôco das Várzeas (CERCAV).
  • Fim de Semana (19 e 20 de julho): Além de darem continuidade aos trabalhos académicos que irão materializar-se em projetos de futuro para as Aldeias de Montanha, o grupo desfrutará de um sunset na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, mantendo sempre um contacto muito próximo com a comunidade local.

Apoios e Parcerias Estratégicas

Esta colaboração transatlântica é um marco para as Aldeias de Montanha e é possível graças ao apoio fundamental da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e à sua integração na Study in Portugal Network (SiPN). Estas parcerias estratégicas reforçam o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de competências em prol do impacto social.

A presença destes jovens talentos da University of North Florida é uma oportunidade única para as Aldeias de Montanha. A sua criatividade e perspetiva externa são mais um instrumento para inovar na forma como comunicamos e promovemos o território“, refere Francisco Rolo Presidente da Direção da Rede de Aldeias de Montanha.

Os projetos desenvolvidos pelos estudantes prometem trazer novas ferramentas e estratégias de comunicação que contribuirão significativamente para a sustentabilidade e a valorização das Aldeias de Montanha, demonstrando o poder transformador do design.

Sobre a University of North Florida (UNF):

A University of North Florida é uma instituição de ensino superior de referência nos Estados Unidos, reconhecida pelos seus programas inovadores e excelência académica, com particular destaque para as áreas de design.

Sobre a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD):

A FLAD é uma instituição privada portuguesa que fomenta a cooperação e o entendimento entre Portugal e os Estados Unidos, apoiando projetos em diversas áreas como a educação, ciência, cultura e impacto social.

Sobre a Study in Portugal Network (SiPN):

A SiPN é uma iniciativa que facilita a vinda de estudantes internacionais para Portugal, promovendo o intercâmbio académico e cultural, contribuindo para a internacionalização do ensino superior português.

ADIRAM
Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha
https://www.aldeiasdemontanha.pt/pt/aldeias/