A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre alcançou um feito notável ao ser selecionada como uma das cinco finalistas no prestigiado Concurso de Vídeo CEDEFOP 2023, uma competição voltada para escolas técnico-profissionais de toda a Europa. Com trinta instituições participantes de sete países, a EHT Portalegre destacou-se com o seu vídeo intitulado “Lemon Up”, produzido pelos alunos do curso de Gestão de Restauração e Bebidas.

O projeto “Lemon Up” teve como objetivo abordar questões cruciais como sustentabilidade, reutilização, desperdício e trabalho em equipa. Os alunos exploraram de forma criativa a possibilidade de utilizar apenas um limão para produzir diversas bebidas, destacando assim o potencial da gestão sustentável de recursos na indústria da restauração.

O concurso, promovido pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Vocacional (CEDEFOP), desafiou as escolas europeias a apresentarem propostas curtas e concisas que refletissem valores fundamentais, além de promoverem as competências associadas à formação dos alunos.

Ricardo Lourenço, formador responsável pelo acompanhamento do projeto na EHT Portalegre, explicou o processo envolvido na criação do vídeo: “Quando recebemos o desafio do CEDEFOP, os alunos uniram esforços para debater ideias e desenvolver um guião. Este projeto desafiou-os a adquirir competências fora de sua área habitual, como multimédia, e a serem sintéticos, uma vez que a história precisava ser contada em apenas 60 segundos. O objetivo era mostrar que, em equipa, os alunos conseguiram utilizar e reutilizar um limão para criar quatro bebidas. Foi um desafio estimulante e gratificante, pois o esforço dos nossos alunos foi recompensado.”

A EHT Portalegre não esteve sozinha no pódio, já que a rede de Escolas do Turismo de Portugal teve uma presença significativa entre os finalistas. A congénere de Viana do Castelo também conquistou seu lugar entre as cinco melhores, seguindo-se à equipe vencedora da Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve, também de Portugal.

Portugal destacou-se com três organizações representadas entre a vencedora e as duas finalistas, enquanto outras instituições de renome da Grécia, Croácia e Chipre completaram o lote das mais reconhecidas no CEDEFOP 2023.

A participação bem-sucedida da EHT Portalegre neste concurso reforça o compromisso das escolas portuguesas em promover a inovação, a sustentabilidade e as competências dos seus alunos, contribuindo assim para o desenvolvimento da formação vocacional na Europa.