O terreiro dos Paços do Concelho, de Castelo Branco, transformou-se num verdadeiro palco de tradições, com a realização do 27º Encontro de Etnografia e Folclore Cidade de Castelo Branco.

Organizado pelo Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa, da Associação Cultural e Recreativa “As Palmeiras”, este é um evento que se tem reafirmado como um dos mais significativos momentos de celebração da cultura tradicional na cidade.

A organização conta que mais de duas centenas de pessoas assistiram a uma noite marcada por atuações vibrantes e genuínas de quatro grupos etnográficos, que levaram ao terreiro o que de melhor se faz na preservação do património imaterial português.

Além do grupo anfitrião, participaram o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” do Vale do Lena, da Golpilheira (Batalha), e o Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas (Abrantes). Os grupos convidados apresentaram ao público danças, cantares, trajes e tradições que refletem as raízes culturais das suas regiões, proporcionando uma viagem autêntica pelo folclore nacional e pela riqueza da identidade popular portuguesa.