
A Igreja Matriz de São Pedro de Britelo, em Celorico de Basto, acolheu no passado dia 15 de abril a encenação da Via Sacra, integrada no programa “Celorico a Mexer”, promovido pelo Município de Celorico de Basto.
O momento procurou retratar o caminho de Jesus desde a condenação até à crucificação, numa cerimónia com um carácter solene e simbólico, inserida no tempo litúrgico da Quaresma. A encenação percorreu as 14 estações da Via Sacra, contando com a participação ativa de idosos do programa municipal, que interpretaram várias personagens bíblicas.
A cerimónia foi presidida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Francisco Medeiros, com a colaboração do Pe. Carlos Macedo, do Pe. Sérgio Araújo e do Pe. Parcídio Rodrigues. Os momentos musicais estiveram a cargo do coro dos funcionários da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde do Município.
A iniciativa integrou-se no espírito de meditação e reflexão próprio do período da Quaresma, envolvendo a comunidade local numa representação religiosa com carácter participativo e comunitário.

Fotografias: CM de Celorico de Basto