
O Município de Nelas une-se à campanha nacional de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância, que decorre ao longo de todo o mês de abril e é simbolizada pelo laço azul.
O Edifício da Câmara de Nelas vai estar iluminado de azul durante todo o mês, assinalando e dando visibilidade a esta campanha que tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.
No âmbito desta iniciativa, a Cpcj de Nelas tem também várias iniciativas dirigidas a toda a comunidade, nomeadamente a sessão de esclarecimento “Cada Criança merece um lar: o papel das Famílias de Acolhimento, a decorrer já esta sexta-feira, 4 de abril, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, pelas 15h00 e cujo objetivo é apresentar o conceito de Acolhimento Familiar, características e pressupostos para candidatura.
A História do Laço Azul, surgiu em 1989, na Virgínia (EUA), quando uma avó chamada Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. Aos curiosos, esta avó, contou que tinha perdido um neto, vítima de maus tratos infantis, e que a fita de cor azul, era a forma que tinha encontrado para se expressar acerca deste tema. A partir daí, as fitas azuis, começaram a ser utilizadas durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram como resultado de abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
A prevenção dos maus tratos infantis é uma obrigação de todos, nos dias simbólicos e em todos os dias das nossas e das vidas “delas”! As Crianças serão o que lhes dermos, …, “Serei o que me deres … que seja AMOR!”