O Doutor Finanças dá consultas gratuitas sobre gestão financeira pessoal e familiar, consolidação de créditos, e as melhores propostas para cada caso em termos de empréstimos, sejam para habitação, crédito automóvel e outros, como renegociação de créditos..

O cliente tem total liberdade, aceitando ou não as propostas, e no final quem paga são as entidades bancárias e seguradoras.

Abriu o espaço Doutor Finanças – Plátano no nº. 55 da Av. da Liberdade, que tem como responsável Pedro Jesus, portalegrense nado e criado na cidade, com vasta experiência na banca comercial e na banca de operações e que pretende por todo o seu conhecimento ao serviço da população portalegrense e da região.

A actividade do Doutor Finanças é regulada pelo Banco de Portugal e a marca pretende fazer uma analogia entre a saúde financeira e a saúde física das pessoas e das famílias.

Todo o serviço prestado é gratuito, uma que que o comissionamento é feito pelas entidades financeiras. Assim e promovendo a literacia financeira, é prestada toda a informação no sentido de de as pessoas «poderem escolher o melhor crédito-habitação, o melhor consolidado ou o melhor crédito automóvel, o que tem sempre um grande impacto financeiro na vida das famílias», pois «muitas vezes por desconhecimento as pessoas aderem a opções que podem ser as menos sensatas ou as menos bem escolhidas, e a nossa missão é receber o cliente, fazer uma análise da sua situação actual, perceber o que tem de ser melhorado e ajudar a identificar o melhor caminho para a pessoa», explica Pedro Jesus., sendo que no final se prescreve um “receita”, como numa consulta médica, «para melhorar financeiramente» a situação do cliente, «garantindo estar dentro da taxa de esforço e no enquadramento do perfil para que o cliente tenha uma vida financeira mais saudável».

Pedro Jesus dá nota ainda de que «trabalhamos com todas as entidades bancárias e seguradoras do mercado e são eles que comissionam o nosso serviço», e «consoante o cliente identificamos a melhor solução para ele», pois «não há o melhor banco, há sim o que oferece as condições mais adequadas para a situação específica de cada cliente», sendo certo que o maior enfoque é no crédito habitacional pois «é o que em geral mais pesa no orçamento familiar»

Aqui está pois um serviço gratuito e profissional, seja para quem quer comprar casa ou para quem já a tem mas gostaria de renegociar o seu crédito, sendo que muitos nem sabem qual o seu spread, taxa der juro ou produtos associados. Ao Doutor Finanças cabe fazer o diagnóstico completo e propor as melhores soluções em concreto para cada cliente que por sua vez tem a total liberdade de decidir se fica como está ou se muda, a Paulo Jesus tem o compromisso de «trazer uma melhoria à saúde financeira dos portalegrenses de forma gratuita, profissional, isenta e sempre disponível».

Proximidade ao cliente

O administrador do Doutor Finanças, Cláudio Santos, recorda que em 2024 foi criado o portal de literacia financeira e que publica permanentemente conteúdos dedicados a melhor a vida financeira dos portugueses. Paralelamente faz mediação de crédito para melhorar as condições aos clientes.

Entretanto e após o COVID percebeu-se a necessidade de estar fisicamente mais próximo dos clientes e decidiu-se a abertura de lojas. As primeiras surgiram em 2023 e «esta de Portalegre «é a 67ª e serão perto de 100 até ao fim do ano», adianta Cláudio Santos, pois é necessário cultivar a proximidade e «não chegam dos dois milhões por mês no digital onde são publicados por dia quatro conteúdos e que dispõe de um conjunto de ferramentas e de simuladores, oq eu faz com que muita gente procure o Doutor Finanças».

No Alentejo há lojas em Évora, Portalegre e em breve também em Elvas, Estremoz, Beja e Messines.

Na inauguração da loja Doutor Finanças – Plátano, para além das parceiras de negócio na região, Cláudia Xarate e Iva Russo, e de responsáveis nacionais do Doutor Finanças, marcaram presença os responsáveis de instituições bancárias, de mediadoras imobiliárias e a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que se congratulou com a abertura do espaço e felicitou a escolha do nome Plátano, desejando felicidades para o projecto e disponibilizou a ajuda do Município no que seja necessário.