O Governo assinou acordos com 14 municípios de Lisboa e Vale do Tejo para garantir a construção de 4.130 casas, num investimento de 400 milhões de euros ao abrigo do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo PRR.

As casas, destinadas a famílias mais carenciadas, terão um investimento no valor de 400 milhões de euros.

Almada, Alcochete, Moita, Seixal, Sesimbra e Setúbal, foram os concelhos do distrito de Setúbal que assinaram estes acordos e termos de responsabilidade e aceitação, na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, a par com os concelhos de Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira.

Segundo informação dada pelo Governo, já foram assinados mais de 300 contratos e termos de responsabilidade com autarquias para construção e reabilitação de casas, num valor global de cerca de 720 milhões de euros.

O termo de responsabilidade permite também às autarquias avançarem na construção ou reabilitação de edifícios para habitação digna destinada às famílias mais vulneráveis, ficando a aprovação das candidaturas pelo Instituto de Habitação e Reabilitação (IHRU) para uma fase posterior.