
Depois de ter pedalado até Paris em 2023 por uma causa local, Joaquim Aires prepara-se agora para uma nova missão: ligar Lousada a Roma em 15 etapas e mais de 2700 quilómetros, desta vez a favor da ANEM – Associação Nacional de Esclerose Múltipla. A chegada está prevista para 29 de agosto, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Acredito no poder do desporto como motor de solidariedade”, afirmou Joaquim Aires, que se mostra motivado para esta nova aventura. “Quero dar visibilidade à luta de quem vive com esclerose múltipla e mostrar que todos podemos ajudar.”
A partida oficial está marcada para as 8h30 de segunda-feira, dia 12, com uma cerimónia simbólica em frente à Câmara Municipal de Lousada, que apoia o projeto. Estarão presentes representantes da autarquia, associações locais e da direção da ANEM. O ciclista parte pelas 9h30, dando início à jornada.
Segundo a organização, “esta é mais do que uma prova física – é um desafio de sensibilização social”. A ANEM vai disponibilizar conteúdos diários com vídeos, fotografias e testemunhos de Joaquim Aires, acessíveis à comunicação social e ao público em geral.