
Contentores táticos (ou shelters) do Regimento de Cavalaria nº3, de Estremoz, vão estar presentes num exercício internacional, assim como militares do Agrupamento ISTAR.
O ORION 25 vai realizar-se na próxima semana, entre Ponte de Sor, Bemposta (Abrantes) e o Campo Militar de Santa Margarida e vai envolver cerca de 1 400 militares de cinco países da União Europeia, sendo eles Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia.
Já com tradição no exercício, os “Dragões de Olivença” encontram-se nos «últimos preparativos para a participação», segundo o Tenente-Coronel de Cavalaria, Fernando Lopes, que referiu ainda que é a «primeira vez» que os contentores táticos são transportados.
Isto porque «não tínhamos as viaturas pesadas» para o transporte, o que tornava «muito difícil» a colocação do shelters «em situações de todo-o-terreno, ou mesmo transportá-los para teatros de operações fora de território nacional».
«A partir do momento que elas estejam colocadas em cima das viaturas pesadas, têm mobilidade total e podem ser empregues em qualquer teatro de operações, com quaisquer características», acrescentou o Tenente-Coronel.
Desta forma, confessou que acredita que o colmatar desta lacuna possa ser «uma substancial mais-valia», não só para a unidade, mas também «para o nosso Regimento e, essencialmente, para o Exército português».
Em reação ao Agrupamento, o Tenente-Coronel esclareceu que faz parte do «European Union Battlegroup 25-2/26-1, que está em prontidão para ser empregue num raio de cerca de 4 000 quilometro à volta de Bruxelas».
«Uma prontidão de 30 dias, durante o segundo semestre de 2025, e uma prontidão de cinco dias, no primeiro semestre de 2026», explicou ainda.
De seguida, fique com a reportagem realizada nos últimos preparativos do exercício, no Regimento de Cavalaria nº3.