A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Sines, hoje, dia 25 de julho, deteve dois homens, com 29 e 57 anos, por tráfico de estupefacientes por via marítima, tendo apreendido 1 027,50 quilos de haxixe, três armas de calibre de guerra e 2 450 litros de combustível, no concelho de Aljezur.

A operação foi desencadeada no âmbito de uma ação de patrulhamento realizada durante a madrugada, no decurso da qual os militares da Guarda detetaram uma embarcação a aproximar-se da costa, procedendo ao transbordo de fardos de sarapilheira para veículos ligeiros de mercadorias. De imediato, foram ativadas as diligências policiais necessárias pelo DCC de Sines, com o reforço do DCC de Olhão, que permitiram intersetar os suspeitos. A ação culminou na detenção dos dois suspeitos e na apreensão do seguinte material:

  • Três armas automáticas de calibre de guerra;
  • 1 027,50 quilos de haxixe;
  • 98 jerricans, contendo 2 450 litros de gasolina;
  • 74 munições;
  • Três veículos.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Lagos.

A UCCF, no âmbito da sua competência específica, desenvolve ações de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões Autónomas.

A intensificação da vigilância e patrulhamento pela orla costeira, por parte da UCCF, tem contribuído para combater a ameaça relacionada com o crime de tráfico internacional de estupefacientes, visando impedir a introdução de produto estupefaciente no mercado europeu.