
A 3.ª Corrida do Porto de Setúbal ultrapassou as expectativas no passado fim de semana ao reunir 1.500 participantes e confirmar o seu lugar de destaque no calendário desportivo regional. O evento, promovido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), esgotou as inscrições apenas 15 dias antes do início da prova principal de 10 km, seguida por uma caminhada de 5 km aberta a toda a população, com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel.
A iniciativa visa não só promover a saúde e o desporto, mas também aproximar o porto da cidade e fortalecer os vínculos entre colaboradores, parceiros e a comunidade local. Segundo Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APSS, o evento “demonstrou de forma inequívoca que a Corrida do Porto de Setúbal estabeleceu-se como um momento de união entre o porto e a cidade, envolvendo todos os stakeholders e incentivando um convívio saudável”.
Na cerimónia de entrega de prémios, os três primeiros classificados em cada categoria, masculina e feminina, receberam troféus, enquanto todos os participantes que concluíram as provas foram contemplados com medalhas comemorativas e ofertas dos patrocinadores. Além disso, foi disponibilizado um diploma eletrónico de participação para cada atleta.
A realização técnica do evento ficou a cargo da HMS Sports, contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Setúbal. O sucesso da Corrida do Porto também se deve ao patrocínio de diversas entidades, tais como a Comunidade Portuária de Setúbal, Yilport, Tersado, APAT, Arm of the Ocean, Caetano Drive, Verlingue, Ronsegur, Lallemand e AOP.
Assim, a corrida consolida o seu papel como celebração da ligação entre o porto, a cidade e a comunidade, promovendo desporto, bem-estar e o fortalecimento das relações institucionais e empresariais na região.