Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.

Além da habitual análise semanal, o cabaz desta semana inclui uma análise específica a 12 produtos habitualmente utilizados durante o verão (cujo excell segue em anexo): febras de porco, frango inteiro, robalo, dourada, carapau, azeite virgem extra, salsichas Frankfurt, café torrado moído, alface frisada, tomate chucha, cebola e batata vermelha.

O cabaz normal inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.

Como é habitual, os valores do cabaz são comunicados aos meios de comunicação social neste formato. Em anexo seguem dois exceis com todos os pormenores.

Resumo dos valores:

· Entre o dia 11/06 e o dia 18/06 existe uma diferença de 2,01€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (0,83%);

· Entre o dia 01/01 e o dia 18/06 existe uma diferença de 6,62€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (2,8%);

· Entre o dia 19/06/24 e o dia 18/06/25 existe uma diferença de 10,06€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (4,32%);

· Entre o dia 05/01/22 e o dia 18/06/25 existe uma diferença de 55,08€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (29,35%).

As simulações de preços também podem ser feitas aqui: https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/supermercado/simule-e-poupe/supermercados-online-qual-vende-mais-barato

Top de produtos com maior variação:

Os produtos com maior variação de preços face à semana anterior, desde o início do ano e face ao período homólogo foram os seguintes:

A DECO PROteste é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores.  Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos.  Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.