Os incêndios que começaram a 15 de setembro e foram controlados no dia 20 consumiram aproximadamente 135.000 hectares, devastando florestas, e destruindo casas, empresas, terrenos agrícolas e veículos.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), morreram nove pessoas nas consequências dos incêndios, cinco delas diretamente pelos fogos, e ficaram feridas mais de 170 pessoas.

O Governo aprovou um pacote de medidas para apoiar os mais afetados, dando destaque às famílias, empresas e agricultores. As iniciativas envolvem a reconstrução de casas, a recuperação das florestas destruídas, a reparação de infraestruturas e a substituição de equipamentos perdidos.

Entre as iniciativas, o Governo vai financiar integralmente até 150 mil euros a reconstrução de casas de primeira habitação, oferecer subsídios de até 6.000 euros para compensar perdas agrícolas, e criar uma linha de apoio para a reconstrução de fábricas e a tesouraria das empresas. Um regime especial para a contratação de obras públicas também foi aprovado.