
O Centro Cultural de Paredes foi palco, esta sexta-feira, 24 de janeiro, de uma conferência dedicada ao tema “Cibercriminalidade”. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Consultivo da Comarca do Porto-Este e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, da Vereadora Beatriz Meireles e da Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca do Porto-Este, Helena Tavares.
Durante a conferência, foram debatidos diversos aspetos relacionados com crimes no ambiente digital, incluindo temas como “Perigos decorrentes das relações pessoais e sexuais”, com destaque para práticas como burla amorosa, sextortion, aliciamento sexual, cyberbullying, perseguição e violência doméstica. Também foi realizada uma abordagem aos “Crimes cometidos através da Internet e com recurso a meios informáticos”, acompanhada por uma demonstração prática de ataques informáticos. Outros tópicos em discussão incluíram “Cibersegurança ao nível institucional” e os “Desafios, impacto e intervenção na cibercriminalidade”.

A sessão foi dirigida a estudantes de escolas dos municípios abrangidos pela Comarca do Porto-Este, bem como a profissionais das áreas de Saúde, Ação Social e Justiça.
Fotografias: CM de Paredes