Entre os dias 4 e 6 de julho de 2025, a cidade de Vila Franca de Xira vai acolher mais uma edição das Festas do Colete Encarnado, um dos eventos mais emblemáticos da região, que contará com inúmeros momentos culturais e de grande afluência popular. De forma a garantir a segurança dos milhares de visitantes esperados e assegurar o normal decorrer das festividades, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, informou que haverá significativos condicionamentos à circulação rodoviária durante este período.

A circulação automóvel no sentido Norte, nas principais artérias da cidade (Largo 5 de Outubro, Rua 1.º de Dezembro, Rua Almirante Cândido dos Reis, Rua Serpa Pinto, Largo Marquês de Pombal, Rua do Curado, Rua Joaquim Pedro Monteiro e Curraleta), estará interdita a partir das 13h30 do dia 3 de julho até à 01h00 do dia 7 de julho. Como alternativa, será implementada uma linha de circulação em ambos os sentidos nas ruas Alves Redol e Luís de Camões. Contudo, mesmo nessas vias, haverá interrupções totais de trânsito nos seguintes períodos: entre as 16h00 do dia 4 de julho e as 06h00 do dia 5 de julho; das 13h00 do dia 5 de julho (ou, em caso de necessidade, às 14h30 devido à passagem da 4.ª etapa da Volta a Portugal Feminina – Cofidis) até às 06h00 do dia 6 de julho; e das 21h00 do dia 6 de julho até à 01h00 do dia 7 de julho.

No domingo, dia 6 de julho, entre as 09h30 e as 12h30, o atravessamento da cidade em direção a Lisboa será apenas possível através do desvio pela Rua Jacinto Nunes, com acesso à variante do Bairro da Mata (Estrada Marciano Mendonça), devido à realização da última Largada/Espera de Touros. Em todos estes momentos, sugere-se que a travessia de Vila Franca de Xira seja feita através da A1, nos sentidos Norte-Sul e Sul-Norte, com destaque para os desvios sinalizados na Rotunda da Marinha e no cruzamento da Rua Alves Redol com a Rua António Lúcio Batista.

A PSP apela à colaboração de todos os cidadãos para que as festividades decorram em segurança e sem incidentes. Nesse sentido, recomenda-se que os condutores evitem as vias com restrições, retirem antecipadamente as viaturas das zonas interditas ou de circulação alternativa, e optem por estacionar nos parques periféricos à cidade. Durante as esperas de touros, é igualmente pedido que não sejam ocupadas ou obstruídas as passagens ferroviárias. A condução sob o efeito de álcool deve ser evitada e a colaboração com as autoridades deve ser constante, respeitando as suas indicações.