A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi selecionada, no passado dia 23 de abril, para integrar a “Jornada de Experimentação” no âmbito da ação preparatória da União Europeia “Inovação para a transformação local”.

A candidatura da CIM Região de Coimbra, submetida em dezembro de 2024, destacou-se entre mais de 240 candidaturas a nível europeu e garante à região uma oportunidade única de desenvolver e testar políticas públicas inovadoras, baseadas nos princípios do Novo Bauhaus Europeu (NEB — New European Bauhaus): sustentabilidade, inclusão e estética.

Esta iniciativa pioneira da União Europeia visa apoiar os territórios na criação e teste de soluções inovadoras para enfrentar desafios complexos, como sustentabilidade urbana, inclusão social, valorização do património natural e cultural e os impactos das mudanças climáticas.

Ao integrar esta fase de experimentação, a CIM Região de Coimbra terá a oportunidade de colaborar com outras regiões europeias, beneficiando do apoio técnico e político da Comissão Europeia.

Entre as atividades previstas destacam-se workshops e sessões colaborativas, o desenvolvimento e teste de políticas públicas inovadoras focadas na integração de soluções baseadas na natureza (NBS – Nature-Based Solutions), o reforço da ligação urbano-rural e a promoção de espaços públicos mais inclusivos e sustentáveis.

A “Jornada de Experimentação” arrancou oficialmente no dia 29 de abril, com o evento “Territórios em Ação: O início da jornada”, transmitido na página oficial da Comissão Europeia.

Este projeto permite à CIM Região de Coimbra implementar boas práticas, fortalecer a inovação local e afirmar a região no contexto da transformação territorial sustentável na Europa.