
A vila da Chamusca iniciou, este sábado, “uma semana de nove dias”, durante a qual a Feira da Ascensão deverá atrair milhares de pessoas — seja pela sua tradição secular, pelos concertos, ou simplesmente pelo convívio e reencontro de amigos.
O certame foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, que salientou que, nestes dias, a Chamusca oferecerá “o que de melhor tem”, transformando o evento “num pólo de divulgação do concelho”.
Numa Feira da Ascensão que congrega o melhor do concelho — promovendo os seus produtores e produtos, bem como grandes nomes da música portuguesa, que o autarca considera “o chamariz” para atrair visitantes — o certame contempla também oportunidades para artistas locais e espaço para os mais jovens.
“Este ano temos também, em toda a parte da tauromaquia, algumas novidades, com encierros, entradas de toiros, e vamos também ter alguma música naquele espaço lá em baixo na Horta das Freiras”, disse, salientando que estas novidades têm como objetivo “trazer mais visitantes até ao nosso concelho”.
Sendo uma das grandes montras turísticas do concelho, são muitas as entidades presentes, seja a título individual ou integradas no Clube de Produtores, numa clara oportunidade “de fazer contactos de negócio que dão para o ano inteiro”.
O Clube de Produtores tem alcançado um sucesso significativo. “Nós, enquanto município, vamos dando esta dinâmica também ao Clube de Produtores e convidando cada vez mais produtores a estarem presentes neste clube”, referiu Paulo Queimado, que destacou o facto de estes fornecerem também os produtos para os cabazes da autarquia.
Graças a este projeto, há já hoje produtores que estão a vender para o país inteiro, depois de ali terem alicerçado o seu projeto.
“Temos trabalhado muito com os agentes turísticos do concelho, seja a nível de alojamento, seja a nível da restauração, seja das atividades… temos sido o elemento aglutinador, por assim dizer, e dinamizador daquilo que são os vários agentes do setor”, acrescentou o autarca, destacando o crescimento turístico do concelho, que começa agora a ver os resultados do projeto implementado pela autarquia no início do mandato, através do VisitChamusca.
A Ascensão é cada vez mais uma feira inclusiva, e conta novamente este ano com um espaço dedicado à Ação Social, onde os agentes do setor do concelho da Chamusca mostram os seus trabalhos.
“Nós queremos que toda a gente se sinta bem na Ascensão, onde toda a gente pode circular. Aliás, toda a regeneração urbana que foi feita no centro da Chamusca foi toda feita a pensar também não só na questão das acessibilidades, mas também naquilo que tem a ver com a circulação no próprio espaço. E, portanto, este ano, com uma configuração um bocadinho diferente, parece-me muito mais agradável e uma distribuição mais dinâmica, por assim dizer, onde as pessoas podem circular de forma mais desafogada, onde os expositores têm aqui também os seus produtos e os seus serviços de uma maneira muito diferente daquilo que costuma ser o habitual”, referiu.
Entre os cabeças de cartaz do certame — e depois da atuação dos Anjos no primeiro dia — destacam-se as presenças de Nena (25 de maio), Banda da Carregueira e Paulo de Carvalho (26), Sara Correia (27), D.A.M.A (28), Sempre José Pinhal (29), Mimicat (30), Carolina Deslandes (31) e, no último dia, “A Viagem” de Pedro Dyonysyo.