No contexto das celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974 em Castro Verde, a Câmara Municipal prepara-se para promover, no próximo dia 12 de dezembro de 2023 (terça-feira), uma conferência de relevância sob o tema “Abril e o Poder Local Democrático”. O evento terá lugar no Fórum Municipal de Castro Verde, com início às 09h30, marcando a data das primeiras Eleições Autárquicas, realizadas em 1976.

O evento reunirá um conjunto notável de personalidades do Alentejo e visa analisar e discutir a influência das Autarquias Locais no contexto político, económico e social do período subsequente a 25 de Abril de 1974, assim como a situação actual e os desafios futuros. A Sessão de Abertura contará com a intervenção do presidente da CIMBAL, António Bota, e abordará o tema “Poder Local, Antes e Depois de Abril”, pelo historiador Constantino Piçarra.

A Mesa da Manhã, intitulada “A Construção do Poder Local Democrático”, será moderadamente pelo jornalista José Pedro Castanheira, do “Expresso”, com contribuições de Francisco do Ó Pacheco, ex-Presidente da Câmara Municipal de Sines, de José Lopes Guerreiro, ex-Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Beja, de Luís Pita Ameixa, Presidente da CM de Ferreira do Alentejo, e de Miguel Ramalho, Presidente da União de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista, em Beja.

Na Mesa da Tarde, o foco estará no “Poder Local, Presente e Futuro!”, sob moderação do jornalista José Manuel Mestre, da SIC. Este painel contará com a participação de Nuno Mascarenhas, Presidente do Conselho Regional do Alentejo, de Marta Prates, Presidente da CM de Reguengos de Monsaraz, de Rui Raposo, Presidente da CM da Vidigueira, e de Marcelo Guerreiro, Presidente da CM de Ourique.

O encerramento desta conferência de será a cargo de António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, e da Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, proporcionou assim um momento de reflexão e debate enriquecedor sobre a evolução e os desafios do poder local no contexto democrático pós-25 de Abril.